MODA,DECORAÇÃO,TENDÊNCIAS,DESIGN

Minha formação em Design de Interiores e posteriores estudos em Design e Arte Floral, meu inato gosto pelas Artes e pelo Belo, me impelem a ser uma grande observadora do mundo do design.Amo arte e decoração e minha paixão pelo tema  fazem com que eu pense , bole e crie quase que 24 horas por dia!!!!
Aqui pretendo compartilhar parte destas idéias com os leitores e seguidores do blog.Dentro do possível divulgarei links para sites e eventos da área de Arquitetura,Arte Floral,Design de Interiores e Design Industrial.Também divulgarei minhas constantes descobertas nos inúmeros ateliers de gente de talento que vive aqui no Brasil e no exterior.
Arteiros de plantão, aproveitem!!!!
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Galerinha, hoje o assunto é design.
Não sei se já pararam para pensar nisso, mas o design passou a ser muito importante em nossas vidas, estando presente em tudo o que fazemos, consumimos ou experimentamos.O design está presente na tv, no celular e no carro; na casa, no sofá e até na escova de dentes mais provinciana.Promete tirar a sujeira mais escondida das gengivas e também o barbear perfeito.Garante uma postura ergonômica e não deixa escorregar o lápis da mão.Nunca vi trocarem tantas vezes o monitor de pc, o aparelho celular e o mouse... tudo em nome do design.
Etimologicamente falando, o termo design tem sua origem no latim designare, verbo que abrange os sentidos de designar e de desenhar.Essa palavra já foi atacada por puristas em todas as línguas, que tentaram versões "nacionais" para o  espanhol- diseño- para o alemão-Gestaltunge para o português- o termo desenho industrial- mas nenhuma dessas e outras versões fez mais sucesso e "pegou" mais do que a palavra  inglesa design,que correu o mundo e invadiu continentes, tendo sido, assim, muito bem sucedida em sua jornada, curvando-se, por fim, o mundo, aos seus pés.
Polêmicas à parte, me interessa mais o design em si do que quaisquer outras discussões linguísticas a respeito.Escolhi pesquisar imagens e fotos de alguns objetos, através dos quais poderemos 
curtir idéias e conceitos do que chamamos hoje de design. 
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@


A XÍCARA


Então, no capítulo de hoje sobre design, vamos falar de um objeto bem popular e usado por todos, em todas as casas, abastadas ou não: a xícara.
Eu, que cresci tomando chá e café nas antigas xícaras dos idos de 1960, que tinham alças e vinham acompanhadas de seus respectivos pires, hoje já completo bem lá uns 30 e tantos anos bebendo em canecas, as de louça e coloridas, com desenhos ou lisas, sem pires.
É possível  que a caneca seja a versão cotidiana, prática e moderna da antiga xícara,versão à qual, irremediavelmente, confesso, me entreguei.
Conheço várias pessoas que colecionam xícaras (as antigas e tradicionais) bem como canecas de todas as formas,cores e tipos.Conheço várias pessoas que não voltam de uma viagem ou visita a museu sem comprarem uma caneca ou xícara.(e não estou aqui para julgar nenhum colecionador, afinal, eu também sou uma, rs).Tenho tantas canecas que na última mudança quebraram-se várias e eu ainda assim tenho muitas.Tenho tantas que às vezes me faltam pratos e talheres, mas nunca me faltaram xícaras ou canecas.
Pois bem.Antes do advento da internet e dos sites de busca, eu podia até pensar em ter uma linda e completa coleção,mas basta navegar na web atrás de imagens para perceber que minha coleção nunca estará completa e que nunca conseguirei ter a xícara ou  a caneca mais original por muito tempo,pois  certamente antes de terminar essa frase algum designer maravilhoso vai superar a si mesmo e criar algum modelo ainda mais genial do que o que criou  ontem.
Pois é...em tempos de globalização e de internet rápida, a criatividade tem que se superar voando, ou então não aparece.
Pensando no maravilhoso e divertido mundo do design das xícaras e canecas, e na coleção que jamais estará perfeita e completa, selecionei algumas imagens da web para deleite (e de café)- não resisti ao trocadilho...-de todos os que amam um bom design como eu, fãs de xícaras ou não.A elas,então...
chá ou café?para que decidir se posso ter os dois...

Se vocês estão achando que xícaras não são assim tão importantes...tente imaginar a Inglaterra ou o Palácio de Buckingham  tomando o chá das 5...num copo!
xícaras coloridas e rústicas

xícara para floristas

para comissários de bordo

para cartunistas

para alimentar a criança interior


à moda antiga

xícaras cinematográficas

dá pra imaginar a pausa para o café...sem elas?

xícaras decoram



e não é que até um poema para a xícara eu encontrei?

para indecisos

para os amantes de animais




para os anjos e os nem tanto...

para os que sabem onde meter o nariz

para afogar as mágoas

para aventuras épicas

para disfarçar o bigode de chantily

para os que dispensam os pires e não dispensam o biscoito

para os puristas

para o amigo imaginário

para quem acha que já tem tudo

para os modernistas de 22

para os que não dispensam os morangos

nem o chocolate

para os românticos

para os que acreditam em fadas(eu acredito!)

para os decoradores de festas

para os amantes dos gatos

para tomar chá com os príncipes

para os otimistas


para os que estão procurando...
para os que não aguentam mais esperar
e para quem está casando

para os que estão tricotando...
para os que esperam sentados...
Para os solitários...



para arquitetos
para os ativistas
para quem tá construindo
para quem já ganhou tudo
para quem curte crochê
para os fãs de Picasso
para os que estão na fase azul
para as dançarinas
para os engenheiros
para os adeptos do ergonômico
para os estilosos
para mães superprotetoras
para os transparentes
para os ousados
para os paisagistas

pra quem só fala merda

para os escultores

para as peruas

para os pichadores

para os óbvios

para os roqueiros

para os tecnológicos

empilhadas

saborosas



Já imaginou a vida sem elas?Ah, não...copinho de geléia não dá!
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@



DECORANDO ESPAÇOS PEQUENOS 1- SALAS DE ESTAR


Decorar espaços pequenos é um grande desafio!
O ideal é contratar um profissional especializado, preferencialmente, com experiência em otimização de pequenos espaços.
Mas, se não puder contratar um, vale navegar na net atrás de dicas que os vários sites de decoração podem dar, incluindo fotos e imagens diversas.
Para começar,é preciso planejamento.Tenha à mão a planta baixa do ambiente que pretende mobiliar e faça um levantamento do uso que vai fazer dele.Se vai guardar livros,se vai ver tv nele, receber os amigos para comer,etc.
Em seguida, liste o essencial em termos de mobiliário, para que o ambiente fique limpo e agradável de se olhar...e de ficar!Para isso é preciso ser funcional,ou seja, não colocar nada que não tenha utilidade,de preferência ,que possua uma "utilidade múltipla",o que chamamos em design de interiores de móveis multifuncionais.Pode ser uma cadeira estilosa ,que sirva para sentar e apoiar livros, ou um pufe com rodízios que guarde objetos em seu interior.

a mesinha de centro também guarda objetos


essas mesinhas também servem para sentar e apóiam até atividades das crianças

essa pequena estante vira mesa e cadeira!
As salas de estar hoje em dia acumulam funções, principalmente em imóveis pequenos.Portanto,é previsto que nela se tenha, pelo menos, uma estante e um sofá.
Minha sugestão é que as estantes sejam leves e vazadas, de cores claras e de material leve,podendo, ainda, incluir um nicho com mesa retrátil para apoiar um lap top.

uma base branca com toques de cor tornam o ambiente leve
A transparência e leveza das cortinas deixando a luz natural passar também contribui para a impressão de amplitude da sala

Os sofás podem virar camas para um hóspede e ter acoplados em seus braços pequenas mesas com rodízios para apoiar pratos,copos e controles remotos.

esta mesa pode ser acoplada na lateral ou na frente do sofá
A estante, além de abrigar a tv, também guardará livros e cds ou dvd's.Por isso é bom que ela possua alguns nichos com portas e gavetas para esconder possíveis bagunças e para não pesar no ambiente.Os mais modernos podem abrir mão dos aparelhos de cds e dvd's e acoplar seu home theater a ipods que baixam músicas e vídeos da internet, e integrar o pc à sua televisão.Desta forma sobra mais espaço para outros objetos e eliminam-se fiações e bagunças desnecessárias. As fiações que forem imprescindíveis deverão ser escondidas através de estratégicos furos no móvel.Se a estante for planejada, melhor ainda, pois pode-se prever nichos falsos para esconder a fiação e embutir alto-falantes,etc.
Iluminação embutida na estante também ajuda a aumentá-la,a realçá-la e a tornar o ambiente maior e dá à sala uma atmosfera mais aconchegante.

estantes vazadas não pesam no ambiente,esta tem a mesma cor da parede
o que a torna quase invisível

essa estante serve ao quarto e à sala
a tv está numa base giratória
É possível ainda, dependendo é claro, da construção, eliminar uma das paredes da sala, fazendo com que uma estante vazada divida o ambiente entre sala e cozinha, ou entre sala e quarto.Nesse caso, a tv poderá ficar em uma espécie de prateleira girante, atendendo a dois ambientes, segundo  a necessidade.
Mas lembre-se de algumas dicas importantes:escolha cores brancas ou claras para a estante e sofá, deixando as cores fortes para os acessórios, que devem ser poucos:almofadas, luminárias,vasos,etc.Não use mais do que 4 cores no mesmo ambiente, dando uniformidade ao décor, o que também ajudará a fazê-lo parecer maior.A base dessa sala deverá, como já disse, ser de tons neutros e claros.Usar cores claras nas paredes, no chão e no teto, não só ajuda a ampliar a sensação de espaço, como também ajuda a iluminar o ambiente com mais eficiência, economizando na conta de luz.E por falar em luz, a luz natural deve sempre passar através de cortinas leves e transparentes.

a horizontalidade dessa estante vazada aumenta o ambiente
a parte de cima é revestida com espelhos

poltronas e sofás acomodam o hóspede para dormir


o espelho enriquece qualquer decoração e em espaços pequenos ele é sempre bem vindo
eventualmente alguns móveis podem ser revestidos com ele

objetos de design inteligente ajudam a otimizar o espaço com bom gosto

listras no tapete e textura na parede alongam e dão profundidade
fazendo a sala parecer maior do que realmente é

os espelhos também podem ser arranjados na parede e substituir os quadros

não force a barra, planeje de acordo com o espaço e evite apertos!

Também é bom que a base dos móveis e paredes seja em cores neutras,permitindo assim, trocar mais rapidamente - e gastando menos-  a decoração e as cores, pois só haverá troca e reforma de uns poucos acessórios, como luminárias (você pode trocar apenas a cúpula do abajur, por exemplo), os tecidos e cores das almofadas e a troca da mesinha lateral, que pode ser também renovada apenas com uma pintura.


bases de cor neutra e um toque de irreverência  na cadeira antiguinha pintada de pink: retrô e moderno!Repare que a cortina vai do chão ao teto,para ampliar visualmente o pé direito da sala
 Outras dicas para aumentar a ilusão de espaço em ambientes pequenos é o uso estratégico de espelhos e também o uso de elementos decorativos nas paredes e no chão, que alonguem e/ou alarguem o ambiente.Esses recursos são usados através de pinturas especiais, papel de parede ou adesivos, espelhos, quadros e telas e carpetes, como também rodapés e rodatetos. 
pinturas e adesivos ajudam a dar uma sensação de amplidão,desde que sejam leves
o mesmo efeito pode ser dado por papéis de parede com motivos que acrescentem profundidade ou com cores metálicas
a horizontalidade foi usada aqui no chão e em uma das paredes
o revestimento do chão ao teto também contribui para aumentar o pé direito
paredes com cores únicas e mais escuras também aumentam o ambiente,mas devem ser emolduradas por cores mais claras
painel em madeira alonga a sala
as prateleiras altas acompanham o rodateto e aumentam o pé direito
os pufes se encaixam na estante e servem de assento e de mesa de centro
além de apoiarem as pernas para ver tv
note como o painel vermelho fez a sala parecer mais ampla
isso acontece porque o contraste do vermelho com o branco traz profundidade ao ambiente
banquinhos de madeira servem de mesinhas de apoio e acomodam convidados
Não se esqueça do espaço aéreo, normalmente nunca ou subutilizado.Para isso tenha estantes altas ou prateleiras acompanhando o rodateto.
texturas nas paredes com revestimentos em madeira ou papel de parede ajudam a ampliar o ambiente,mas use em apenas uma delas e pendure nelas quadros ou espelhos que remetam ao horizontal
mesa de centro redonda e espelhada facilita a circulação e traz luz

painéis,adesivos e pinturas especiais em uma das paredes trazem profundidade ao ambiente
mesinhas de centro podem ser usadas, desde que não atrapalhem a circulação
pufes também servem como apoio para pratos e copos,
além de serem assentos extras para as visitas inesperadas

O bom senso e o bom gosto também ajudam, por isso, uma última e preciosa dica é que não devemos exagerar na dose quando o assunto é mobiliar espaços pequenos.Muitos quadrinhos pequenos numa parede ,por exemplo, podem apenas "poluir" o visual.Prefira, neste caso, uma única tela, grande e colorida, que vai dar a sensação desejada de grandeza ao ambiente e poderá ser o destaque (que chamamos de ponto focal) desta sua sala.
Lembre-se:em matéria de visual em espaços pequenos, menos é mais!


Boa decoração!